top bar
QuickTopic free message boards logo
Skip to Messages

TOPIC:

Etiqueta e boa-condução
Branched from topic: Ases pelos Ares

^     All messages            0-8 of 8        
8
MiguelAB
02-07-2001
16:34 GMT
Esclarecer pessoalmente os mal-entendidos: Nem sempre é fácil ajuizar de forma clara, responsabilidades dos desentendimentos que por vezes surgem na pista, e é normal que haja dois (ou mais) pontos de vista diferentes sobre uma mesma situação. Por isso mesmo, a boa-educação e a responsabilidade, que todos temos, de zelar e contribuir para um bom clima, dentro e fora da pista, é pouco compatível com a falta de diálogo entre pilotos! Quando nos envolvemos numa situação em que achamos que alguém se excedeu nalguma atitude que teve em pista, temos a obrigação de ir junto do visado discutir abertamente a situação. Não tem que ficar toda a gente de acordo, mas pelo menos, deve-se tentar que fique toda a gente esclarecida.
Claro que, esclarecidas as coisas, não há nada como uns desabafos bem humorados no fórum, para ajudar à boa disposição, e quebrar a monotonia das análises estatísticas aos tempos... ;-)
7
MiguelAB
26-04-2001
14:19 GMT
Fechar trajectórias: Onde é preciso algum bom-senso, é na distinção entre defender-uma-trajectória e condução anti-desportiva. Entrar numa curva por dentro é defender a trajectória. Fazer uma recta aos SS é condução anti-desportiva!
Verdadeiramente anti-desportivo é apertar adversários que já meteram o bico e, infelizmente, assisti a algumas situações dessas (tanto em recta como em curva) nesta última corrida. Claro que "meter o bico" junto à roda de trás não dá direito à trajectória, mas também não é preciso ultrapassar completamente para obter esse direito. A regra prática é "a trajectória é do piloto que está a ultrapassar, a partir do momento em que a frente do seu kart fica paralela aos ombros do piloto que está a ser ultrapassado". Obviamente esta regra tem a ver com o campo de visão do piloto da frente --- não é exigível a um piloto que não aperte o adversário, se ele não souber que o adversário lá está! ---. Porque o princípio inerente à regra é "não apertarás o teu adversário"!
Edited 26-04-2001 14:30
6
MF
26-04-2001
13:45 GMT
Agora a sério,
Aproxima-se a prova de Viana e como todos sabem, com karts bem vitaminados e que não aconselham comportamentos duvidosos em pista.
Ciclicamente, o "mau comportamento" em pista, começa a crescer até começar toda a gente a falar nisso. Segue-se a discussão e normalmente, o bom senso impera e tudo começa de novo a correr melhor.
No ano passado, no sentido de bem preparar os pilotos para a 1ª corrida em Viana, foi aconselhado aos pilotos que tivessem calma, que se concentrassem na condução e que evitassem os acidentes que com este material,podem ser graves (...e dispendiosos). O resultado não podia ter sido melhor: a corrida foi bem disputada, todos gostaram e até o staff do kartódromo ficou impressionado com o comportamento e andamento do grupo.
Neste nosso regresso a Viana, sem enunciar as regras de "Etiqueta e boa-condução", espero que todos apliquem, pelo menos as usadas no Viana I do ano passado.
Até hoje, ninguém se magoou, mas se certos comportamentos continuarem, um dia "o cântaro fica na fonte"!
5
MiguelAB
24-04-2001
10:42 GMT
Vamos deixar o turkey para o Natal! Entretanto mais vale ir grelhando os bifes que já se compram arranjados. Olha lá: tu não terás ido para a máquina junto com a etiqueta? É que se te encolheu o cérebro, isso explicaria muitas coisas... :-)
4
MF
24-04-2001
10:02 GMT
Ora aqui está um belo tema! A minha diz:

Lavar à máquina Max 30º
Centrifugado corto
Machine wash up to 30º
86ºF gentle cycle
....
....
made in Turkey
3
MiguelAB
23-04-2001
12:47 GMT
Travar atempadamente: Quando vários karts seguem em fila, ao chegar a um ponto de travagem, os de trás têm que travar antes, caso contrário batem no da frente quando ele travar!
2
MiguelAB
23-04-2001
12:43 GMT
Facilitar a passagem: Para ceder passagem a outro concorrente deve-se apontar para o lado por onde ele deve passar. Nunca indicar com o braço uma mudança de direcção como se faz no código da estrada, porque o piloto que vem atrás vai interpretar o sinal ao contrário!

Para os muito iniciados, uma dica adicional quando querem facilitar a passagem a um piloto mais rápido: Não façam nada, enquanto não o virem ao vosso lado! Nessa altura sim, podem facilitar sem o risco de mal-entendidos. Todas as outras tentativas de facilitar a ultrapassagem através de trajectórias ou travagens inesperadas geralmente atrapalham mais do que ajudam, e podem ser perigosas.
1
MiguelAB
23-04-2001
12:27 GMT
Serve este tópico para trocarmos impressões sobre as regras de boa conduta na condução de karts. Possamos assim contribuir para evitar mal-entendidos e acidentes desnecessários.
^     All messages            0-8 of 8        

Print | RSS Views: 201 (Unique: 167 ) / Subscribers: 0 | What's this?