top bar
QuickTopic free message boards logo
Skip to Messages

TOPIC:

Como proceder em caso de interrupção...
Branched from topic: Ases pelos Ares

^     All messages            9-24 of 24  1-8 >>
24
Luís Cunha
05-15-2001
11:42 AM ET (US)
Penso que alguns assuntos devem ser clarificados e o caso de interrupções de prova é um deles. As corridas devem recomeçar do zero sempre que houver factores que possam afectar todos os karts em pista (normalmente de modo aleatório). Seria o caso de água na entrada de ar que provocará inevitavelmente paragens (mais tarde ou mais cedo) em todos os karts participantes na corrida (como em Braga I), problema de cronometragem irrecuperável, etc. No caso de haver um acontecimento pontual (imprevisto) que provoque interrupção da corrida e que haja registo da cronometragem até à volta anterior ao problema, a corrida deve recomeçar com uma grelha ordenada pelas posições no momento da interrupção. Realmente até se deveriam contabilizar as diferenças entre os pilotos no momento da interrupção, mas é capaz de ser complicado em termos de cronometragem. Parece-me uma verdade de La Palisse, mas... talvez não.
23
MiguelAB
05-10-2001
06:01 PM ET (US)
Eu gostava de ter tido mais reacções à mensagem 19. Afinal houve um divisão de opiniões, e eu tentei apresentar de forma sistematizada a minha opinião, na esperança que outros (sobretudo os que discordam de mim) também expusessem as suas razões de modo a podermos esclarecer pontos de vista e, eventualmente, tirar conclusões! Se ficarmos à espera da próxima situação, lá vamos ter discussões sobre as injustiças em vez de sobre os princípios!...
22
Rukyman
04-02-2001
01:01 PM ET (US)
Este tópico já devia ter terminado...
21
MF
04-02-2001
11:47 AM ET (US)
Caro THE.PRESIDENT:
O que são para si contributos fixes? se são as suas ALGAZARRAS eu dispenso.
Por falar nisso, ainda não vi um único tópico deste Forum criado por si.
20
THE.PRESIDENT
04-02-2001
09:54 AM ET (US)
OLÁ DE NOVO!
ANDA AÍ UM MF QUE NÃO DIZ NADA DE JEITO, SÓ PICA O PESSOAL E NÃO TRÁS CONTRIBUTOS FIXES PARA ESTAS CONVERSAS. COMO O RAPAZ MUITO BEM DIZ, O TAL DE MANSELL GANHAVA MILHÕES E, POR MILHÕES EU ATÉ VOS EMPURRAVA A TODOS. MAIS, ATÉ FAZIA AS VOLTAS QUE ME FALTARAM FAZER A CORRER NÚ. EU DEFENDI A GRELHA PELA CLASSIFICAÇÃO ATÉ ENTÃO PORQUE ME CUSTOU MUITO CHEGAR DO 19º LUGAR AO 5º NAS POUCAS VOLTAS QUE DEMOS. É VERDADE QUE DESISTIRAM 6 PILOTOS, MAS NÃO FORAM TODOS À MINHA FRENTE E AINDA ME LEMBRO DE TER FEITO ALGUMAS PORREIRAS E CUSTOSAS ULTRAPASSAGENS. FOI SÓ POR ISSO QUE VOTEI COMO VOTEI. MAS, AGORA, E FRIAMENTE, RECONHEÇO QUE O QUE FOI DECIDIDO MAIORITÁRIAMENTE FOI BEM DECIDIDO. E QUE É ASSIM QUE SE DEVE FAZER, SEMPRE QUE SEJA PRECISO, DE FUTURO.
19
MiguelAB
04-02-2001
09:01 AM ET (US)
E em relação à formação da grelha da "3.ª corrida"? Confesso que na altura fiquei um bocado baralhado com as opiniões de que se devia aproveitar a posição da ((ante-)pen)última passagem pela recta da meta, e gostava de ver isso aqui discutido, até porque, se assentássemos ideias, seria muito mais fácil, numa situação futura, decidir sem nos deixarmos influenciar pela nossa situação particular.
Pessoalmente, e na situação concreta que ocorreu em Braga, só com muita dificuldade consigo ver razões para não se recomeçar tudo de novo, uma vez que o motivo que levou à interrupção, foi uma falta de condições generalizada, que previsivelmente afectaria todos os karts. Estar a prejudicar aqueles a quem o kart cedeu primeiro, é uma lotaria do tipo sortear a grelha de partida em vez de respeitar os tempos dos treinos. Além disso levanta sempre aquelas discussões do tipo "mas a última (ou as duas últimas) volta já não conta..." etc.
Na minha opinião só faz sentido recomeçar nas posições em que se estava, se tiver havido uma interrupção exterior à corrida, do género cair uma árvore e ser preciso removê-la, o sistema de cronometragem encravar em determinada volta etc.
Problemas que estão a afectar todos os karts como falta de gasolina, velas sujas ou água na entrada de ar, das duas uma: ou não se interrompe a corrida, ou então recomeça-se tudo de novo.
É a minha opinião, e acho que era importante discutirmos isto de uma maneira abstrata, no campo dos princípios, porque quando as coisas acontecem depois é mais complicado.
18
MF
03-30-2001
01:09 PM ET (US)
Isto é um problema de "fibra". Acham que o Mansell desistia? Mesmo sem gasolina e a ganhar milhões, saía do carro e empurrava-o até chegar à meta....portanto, se um "Asesito" der à corda 20x para por o motor a trabalhar não faz mal nenhum!
E agora, toca a pensar em Viana e na velocidade dos Karts com aqueles motores a sério!
17
MiguelAB
03-30-2001
08:04 AM ET (US)
Luís: tu és um veterano, e não tenho dúvidas sobre as tuas tentativas de trocar de kart, nem que fosse um com 3 rodas! E continuo a achar que os kartódromos deveriam devolver o dinheiro aos pilotos a quem não conseguissem dar um kart. A Acho a situação muito desagradável (para não usar termos mais fortes) e espero que não tenha ficado em ninguém, a ideia que ainda estou aqui a bater nas vítimas!...
A minha intervenção foi só no sentido de alertar alguns menos experientes (ou mais tímidos) para o facto de que (em situações futuras semelhantes) podem e devem mexer-se no sentido de desenrrascar qualquer coisa em que possam montar para dar umas voltas.
16
Luis Carvalho
03-30-2001
05:42 AM ET (US)
Miguel, acredita pelo menos o meu Kart não pegava. Na primeira volta foi abaixo 3 vezes. Mesmo com a ajuda dos mecânicos (é verdade, sempre solicitos) o Kart parava sempre pelom menos 2 vezes por volta. Depois troquei de Kart e levei o do Frias ainda consegui fazer com muitos malabarismos de acelarador uma volta completa mas depois os mecânicos fartaram-se de me ver a tentar por o Kart a funcionar e pediram-me para desistir. É óbvio que depois de o kart ter ido uma vez abaixo só corria por prazer, mas sem dúvida que não tive prazer nenhum na segunda corrida.
Acredito que se todos nós os que desistimos tivessemos sido como o Frias e como o JAJunior que desistiram logo na primeira volta a corrida teria sido interrompida. Mas tentemos ainda ter algum divertimento e demo-nos ao trabalho de tentar pôr as karts a funcionar mais vezes do que o normal. Paciência...
Quanto ao facto de considerarem o Rukyman favorecido não concordo, ele continua a ser um grande piloto e sempre o favorito ao título. Quanto à questão do nº 11, a dúvida acaba por ficar no ar...
15
Fernando Lopes
03-28-2001
02:30 PM ET (US)
Vamos lá a ver... se eu troquei de kart depois de, a muito custo, conseguir fazer a primeira volta, e lá me fui divertir mais um bocado, porquê esta história? eu peguei num, mas estavam lá mais....e para mim a corrida já tinha acabado. Talvez por isso quase fiz o tempo do Rukyman. Devo confessar que estava à espera das estatisticas para ver se não tinha pegado no famoso 11 (que tinha o extra dos carris), quer isto dizer que ele lá estava à espera de algum azarado.
14
MiguelAB
03-27-2001
01:07 PM ET (US)
Manuel: Nestas coisas que não são preto nem branco, mas exigem uma posição dicotómica, cada um tem para si o tom de cinzento a partir do qual já não se pode considerar branco e tem que se passar a considerar preto. É por isso que sou a favor (até aos limites do possível) de regras claras do género "se a corrida se fizer, deve contar para o campeonato". É a única solução capaz de, em média, minimizar as injustiças. Mas não era sobre isto que eu queria falar...
É que (por falar em injustiças) acho injustas as considerações que fazes em relação ao kartódromo de Braga. Eles fizeram tudo para remediar a situação, e acho razoável que esperassem que a alteração da admissão de ar, juntamente com o facto de ter parado de chover, fosse suficiente para que a coisa funcionasse.
Por outro lado (isto é talvez mais para o Rui), acho que os kartódromos deveriam devolver o dinheiro correspondente, sempre que houvesse pilotos parados (impedidos de participar) por não haver karts de substituição. Já é suficientemente frustrante ter que ficar a ver, quanto mais ainda ter que pagar...
Finalmente, à laia de nota de rodapé, e sem querer estar a duvidar das iniciativas de ninguém, custa-me a acreditar que em tantos karts (12, 13?) nenhum pegasse...
13
THE.PRESIDENT
03-27-2001
10:36 AM ET (US)
RENOVO O MEU PEDIDO DE DESCULPAS À UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS INDECOROSAS NESTE FORUM.
JÁ O FIZ NO "THE PRESIDENT" E VOLTO A FAZÊ-LO AQUI.
NÃO VOLTA A ACONTECER. AS MINHAS DESCULPAS.
TUDO O RESTO, MANTENHO.
12
THE.PRESIDENT
03-27-2001
09:27 AM ET (US)
ESTA É SÓ PARA O MIGUEL!
ACREDITO EM TI. ACREDITO QUE NESTE FORUM SE TENHA DITO QUE O 11 ERA O MELHOR. TUDO BEM. O QUE TE GARANTO É QUE, A MAIORIA DOS PILOTOS COM QUE FALEI, E FORAM MUITOS, NÃO SABIA DE NADA. PODES DIZER, E JÁ O FIZESTE, QUE O FORUM É PARA CONSULTAR. CONCORDO E PENETENCIO-ME, MAS ESTA VIDA É COMPLICADA E ÀS VEZES NÃO HÁ TEMPO PARA ISSO. DE MIM FALO, ATENÇÃO. A ÚNICA VEZ QUE FUI AO FORUM FOI PARA ME "DEFENDER" DE UNS ATAQUES AO THE PRESIDENT, EU PRÓPRIO. EU NÃO SABIA DE NADA E COMO EU, MUITOS OUTROS. DIGO MAIS, O ARTISTA DO 11 ESTAVA À MINHA FRENTE NA GRELHA, PERDEU MUITO TEMPO ATÉ CONSEGUIR SENTAR-SE ONDE QUERIA, NÃO FEZ UMA GRANDE SAÍDA, ANDOU PELA RELVA, E ATÉ ESTEVE ALGUM TEMPO ATRÁS DE MIM. A DUAS VOLTAS DO FIM DERAM-ME UM TOQUE, FUI À RELVA E TIVE QUE EMPURRAR O CARRO PARA A PISTA. PASSOU POR MIM O LUIS CUNHA E DEPOIS O 11, AINDA DISTANTE. ACOMPANHEI A CORRIDA DELES ATÉ AO FIM, ATRÁS DELES, E PENSEI: "GRANDE RUKYMEN, GRANDE CORRIDA. ANDOU CÁ PARA TRÁS, ATRÁS DE MIM E AINDA CONSEGUIU GANHAR." SÓ QUANDO CHEGUEI JUNTO DA MALTA E EXPLICITEI PUBLICAMENTE ESTE MEU PENSAMENTO, SOUBE QUE ALGUNS JÁ SABIAM DAS VIRTUDES DO 11, QUE ERA, COMO FOI, MUITO MELHOR QUE OS OUTROS. ENFIM.
QUANTO ÀS ANULAÇÕES, ACHO QUE, QUANDO 41% DOS PILOTOS FICA PELO CAMINHO POR FACTOS IMPUTÁVEIS Á ORGANIZAÇÃO, DEVERSE-ÃO EXIGIR RESPONSABILIDADES À MESMA E, PORQUE NÃO, ANULAR A CORRIDA. É QUE NÃO FORAM 2 NEM 3 NEM 4 NEM SEQUER 5 PILOTOS AFECTADOS. FOMOS 9, PORRA, FOMOS MUITOS. NÃO ESTOU A VER EM QUE É QUE ISTO CONSTITUI UM PRECEDENTE. ERA O QUE FALTAVA. ASSIM COMO, NA ALTURA, NÃO PERCEBI EM QUE É QUE MUITOS CARROS FICAREM SEM GAZOLINA, ETC, CONSTITUÍA UM PRECEDENTE. ACHEI LAMENTÁVEL O COMPORTAMENTO DO KARTÓDROMO E DEFENDO QUE BRAGA NUNCA MAIS.
11
Luís Cunha
03-27-2001
06:49 AM ET (US)
Relativamente à segunda corrida de Braga: O KIB quis minimizar as possibilidades de motores pararem por excesso de água mudando a posição da entrada de ar. Simultaneamente teriam a receita correspondente a essa corrida. Quero crer que pensaram que não iria haver problemas. Houve problemas com diversos karts - então não deveria ser cobrado o dinheiro correspondente aos karts que pararam. Julgo que isso não foi feito. Errado! Se as pessoas correm essencialmente para se divertirem (gozo de "pilotar", lutas directas, ultrapassagens, slides mais ou menos descontrolados, etc.)os que ficaram parados, com certeza não ficaram grandemente divertidos.
A seguir à diversão vem a competição: Cada um de nós enquanto está na pista dá o que tem (e às vezes o que não tem), para ficar o mais à frente possível. Sentimos injustiças quando verificamos que algumas das razões que não nos levaram a ficar melhor tiveram a ver com condições desiguais. Mas elas nunca acontecerão. Haverá sempre karts melhores que outros (alguns são mesmo muito melhores), haverá karts que ficam parados por avaria, ou por despiste +/- violento. Se houver karts para trocar, tanto melhor, se não houver... esperemos maior sorte na próxima(os F1 depois da corrida ter começado não trocam). Talvez se devesse implementar a regra de impedir a troca de carro durante a prova a não ser que haja uma avaria confirmada pelo mecânico. Se o kart não andava, isso verifica-se durante o treino e então o momento adequado seria após o treino e não durante a prova.
Depois há uma regra de ouro dos Ases de voltar a sortear os Karts para a segunda corrida. Óptimo!!! Já chega por agora...
10
Fernando Lopes
03-27-2001
06:17 AM ET (US)
EXAGERO!!!!!!!
Estou a achar tudo isto um pouco exagerado. É um facto que aconteceram situações bastante chatas, a anulação das provas e a escolha dos carros.
Quanto à segunda pouco há a dizer para alem de ser um aproveitamento de informação privilegiada e que no fundo denota anti-desportivismo.
Quanto a anulação das provas...é uma discussão que nem que fossem os rergulamentos da FIA a ditar as leis iriamos ter consenso. E se fosse novamente anulada a segunda corrida? na terceira partida iriamos ter outra discussão da grelha e não seriam 25 nem 20(eles queriam 15) mas ??? 5 minutos?
Sejamos praticos, estamos aí pela diversão, gozo, convivio, desportivismo ? portem-se como uns homens(inhos) se é pela taça....façam bom proveito!!!!
9
MiguelAB
03-27-2001
06:13 AM ET (US)
Manuel: Já sabes a minha opinião sobre as anulações, e estou completamente em desacordo contigo.
Sobre a questão do dinheiro perdido já dei umas achegas no tópico "The.president".
Mas a razão de estar a responder a esta tua intervenção prende-se com o facto de achar (e poder provar) que não tens razão nenhuma (já é mania, desculpa lá, mas não faço de propósito :-)) em dizer que só alguns sabiam e não espalharam que o kart 11 era superior aos outros. Se consultares as mensagens do fórum, anteriores à corrida, verificarás que constam várias mensagens sobre o kart n.º 11. O Rui armou-se em "chico esperto" (nem parece dele), mas não foi privilégio especial --- qualquer um poderia ter feito o mesmo ---.
Finalmente, quero saudar a participação que se tem verificado no fórum, porque só assim, a direcção (um tal the.president e outros que nem sei quem são) podem ter uma noção dos problemas e respectiva dimensão, de modo a melhorar o sistema de corrida para corrida.
^     All messages            9-24 of 24  1-8 >>

Print | RSS Views: 147 (Unique: 111 ) / Subscribers: 0 | What's this?